Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Fogo-Fátuo




O fogo-fátuo, também conhecido de batatão, Aracati -ce, fogo corredor, no interior do brasil ou joão-galafoice, é um "fogo" de luz azulada que é normalmente avistada em pântanos, cemitérios, brejos etc. É a inflamação espontânea(fenômeno natural) do gás metano, o qual resulta da decomposição dos seres vivos: plantas e animais. O metano, em um ambiente sem ventilação, com condições especiais de pressão e temperatura, sai do solo e se mistura com o oxigênio do ar. Apenas 28% do metano acumulado em um ambiente chega a se inflamar espontaneamente sem necessidade de uma faísca. Forma uma chama de cor azulada, de curta duração e gera um pequeno ruído.
As pessoas que avistam o fenômeno fogem rapidamente do local, ocasionando um deslocamento brusco do ar, o que faz o do fogo fátuo se deslocar para a mesma direção que a pessoa tomou. Muitas superstições populares foram originadas com o fogo fátuo.Pois se acreditam que sejam espiritos de demonios que molestam ou fazem se perderem os viajantes ou afastar alguem que tenta se aproximar. Muitos acreditam que sejam sinal de morte proxima ou acidente grave.
Concluindo, eu nunca vir mas conheço muitas pessoas que afirmam te visto o fenômeno de perto, e que não foi nada bom... Mas não tenho medo de encontrar um deles não, pois sei que é apenas um extraordinario fenômeno da natureza!!!

Um comentário:

  1. Eu nunca vir um fogo fatuo, mas conheço gente que ja viu um. eu gostaria de presenciar um fenômeno tão especial como o fogo fatuo. valeu roberioehelena pela postagem!!!!

    ResponderExcluir